sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O Começo

O circo havia chegado na cidade. A repercussão era geral, todos falavam nas grandes atrações que então seriam apresentadas ali. O poder do circo era incontestável. Não poderia haver atração que encantasse mais a população que o circo.
Certa tarde, motivado pela curiosidade, um menino muito hábil e ágil conseguiu passar através da lona, sem que ninguém o visse. Foi como se um universo se materializasse diante dele: malabaristas, acrobatas, mágicos... e é claro, os palhaços! Todos ensaiando naquela miscelânea de movimentos e numa confusão bem organizada. Esse mundo novo fascinou o menino que declarou para todos ao voltar para casa: - É isso o que eu quero!

Assim começa a trajetória artística de Acy Portella, grande artista, ventríloquo, ilusionista, músico, humorista, pintor, desenhista... nascido em Passo dos Carros, interior de Pelotas há exatos 100 anos atrás (21 de Setembro de 1907). Acy Portella morou em Pelotas até 1950 e depois veio morar em Rio Grande. Ficou muito conhecido na zona sul e se apresentou por todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. Foram quase 40 anos de carreira encantando o público com seus números e a presença "viva" dos bonecos juquinha, picolé, Margarida, Tibúrcio...

Este blog tem a missão de contar às novas gerações a trajetória de Acy Portella e perpetuar um pouco de sua arte, através de fotos, fatos e histórias, não necessariamente na ordem cronológica. Infelizmente nenhum de seus espetáculos foi filmado, mas muitas pessoas ainda lembram da inegável qualidade das apresentações que tanto divertiram o público de várias idades (e de várias classes sociais também).

Nenhum comentário: