quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Homem de Múltiplos Talentos

Além de ser um artista brilhante no palco, demonstrando com grande competência a arte do ventriloquismo, o ilusionismo e o canto, Acy Portella também tinha outros talentos.

Ainda bem jovem e com muita facilidade para o desenho, antes de servir o exército, seu primeiro emprego foi como assistente de um pintor que fazia grandes painéis em Pelotas. Anos depois, já como showman, Acy fazia os próprios cartazes de seus espetáculos usando cartolinas, pincéis e tintas. Os cartazes eram feitos em pouquíssimos minutos, com muita habilidade. Até mesmo as cortinas que ele usava nos espetáculos também eram pintadas por ele, geralmente com motivos florais.


Houve uma época em que depois de ter sofrido um pequeno acidente, Acy teve que ficar um bom tempo sem poder se apresentar. Aproveitou o período para pintar telas, principalmente paisagens como a mostrada acima.

Decorava as paredes dos quartos dos seus filhos usando moldes vazados desenhados por ele mesmo. Criava brinquedos para eles também como aquele em que um pequeno boneco faz malabarismos sustentado por dois pauzinhos.

Extremamente caprichoso, jamais saía sem estar com a gravata devidamente arrumada e os sapatos bem lustrados. Arrumava e concertava os móveis de casa, muitas vezes fazendo serviço de estufaria. Até mesmo a jardinagem não era esquecida por ele.

Excelente cozinheiro, primava muito por uma mesa bem servida, o que costumava dizer ser fundamental antes de uma refeição.

Tinha também talento para o urbanismo, bolando e traçando soluções para pequenos problemas urbanos, os quais levava para a câmara dos vereadores, os quais muitas vezes aprovavam suas idéias, como a primeira linha de ônibus para o bairro em que morou por último. Acy traçou todo o itinerário que é seguido até hoje.

Nenhum comentário: